Quem Somos?

Nós Somos CKA!

Fazemos tudo de maneira diferente, e é assim que gostamos.

20160115_203057

A Nossa História

Em 2003, desabrochava a secção de Karaté no Grupo Cultural e Recreativo Aguçadourense. Vítor Poças, atleta durante quinze anos e agora mestre, foi o grande impulsionador da modalidade na freguesia. Há sete anos atrás, nem meia dúzia de atletas se interessava em aprender Karaté mas, com perseverança e trabalho, o número de karatecas foi crescendo até ultrapassar a centena. Durante todo esse tempo, foram muitos os momentos marcantes e que orgulham a freguesia, o concelho e, porque não, o país, já que atletas aguçadourenses sagraram-se campeões mundiais, entre eles o próprio treinador em 2005. Atualmente, dezenas de atletas participam em provas por todo o país.

Mas, a competição não é o único objectivo do Karaté na Aguçadoura. Desde o início que o lema é “trabalhar para alcançar o que queremos”. Foi assim quando o Grupo Cultural e Recreativo Aguçadourense atravessava dificuldades financeiras e os atletas precisavam de adquirir um tatami, cujo custo rondava os 2700 euros. Durante dois anos, pais, amigos e atletas fizeram de tudo um pouco para conseguir o valor, através da venda de bolos, leilões e rifas. Conseguiram. Mais tarde, foi necessário comprar uma carrinha de nove lugares para transportar os atletas. Com a mesma vontade e espírito de equipa também conseguiram.

Tendo o número de atletas aumentado desta forma, fazia todo o sentido criar um clube próprio, tendo assim nascido o Centro de Karaté Aguçadourense.

Hoje em dia, os filhos incentivam os pais a praticarem a modalidade, frequentando as aulas juntos. Uma imagem bonita, sem dúvida, pais e filhos a aprenderem e a crescerem em simultâneo.

Vítor Poças, ciente dos benefícios do Karaté na construção da personalidade e da auto-estima, explica que muitos dos seus atletas tinham problemas de concentração. As diferenças são notórias desde que iniciaram a prática da modalidade, segundo o mestre. São hoje crianças e jovens mais calmos, divertidos e seguros de si.

Os treinos acontecem todos os dias úteis. Mas, a entrega ao desporto não influencia os estudos. Engana-se quem pensa que o tempo dedicado é tempo perdido. Muitas vezes, os melhores atletas são os melhores alunos porque, através do desporto, os atletas ganham hábitos que aplicam nas restantes vertentes da vida, académica, profissional ou familiar.

Copyright© 2016 Centro de Karaté Aguçadourense. All Rights Reserved. | Developed by Abel Silva